Podcasts que curto, ouço e recomendo

HEAD PODCAST

Curto muito ouvir alguns podcast enquanto vou pro trabalho, faculdade ou estou viajando. Então resolvi compartilhar os meus preferidos aqui. O Steven fez um post falando sobre os podcasts preferidos dele e aqui, nesse post, vai o meu “top podcasts“. Uma a lista dos que ouço, curto e recomendo para aqueles que (ainda) não conhecem, ou melhor, se já conhecem, verem se há alguma compatibilidade de gostos.

Escriba Café

pod escribaSe você gosta de História, aliás, uma boa história e bem contada, recomendo esse podcast. O site é todo dedicado a contextos históricos através de artigos, foruns de discussão, vídeocasts e os podcasts.

As histórias são narradas por Christian Gurtner e a edição é simplesmente fantástica. Os efeitos, trilhas e toda a sonorização em high definition te fazem imergir na história contada, que recebem contribuições de leitores enganjados para a produção se feita com mais solidez.

Infelizmente o podcast está parado (pelo menos na data em que este post foi feito). Conheci o Escriba Café por acaso enquanto navegava pela internet, etc e no mesmo período em que comecei a ouvir o então último podcast, “O Assassino do Zodíaco“, foi postado. Mas fui ouvindo os antigos, tais como Guerra do Vietnam, Máfia e A Franco-Maçonaria.

O podcast não tinha uma periodicidade, pois dependia da colaboração dos ouvintes/leitores contribuindo com detalhes de certa história e a edição (fodelástica) de cada podcast. Ouve lá: www.escribacafe.com/category/podcast

(Editado: o podcast tá normal e vivinho da silva. Desconsidere o que foi dito acima sobre estar parado etc.)

Radiofobia

pod radiofobiaEsse também conheci por acaso pela web (acho que eu tava caçando coisas pra ouvir e achei). O Radiofobia é um podcast meio que com formato de rádio, pois as características e influências de Léo Lopes e Quessa seguem quase as mesmas daqueles programas que você costuma ouvir nas am e fm dos elevador com entrevistas, intervalos musicais, vinhetas egraçaralhas, etc.

Cerca de 99,99% de cada programa é editado na hora, ao vivo e transmitido via streaming pra galera e só beeeem depois é feita a publicação em .mp3, tudo bonitinho, pintadinho, taggeadinho, com carinho e com gominhos.

Não lembro qual foi o primeiro que ouvi, mas meu episódio preferido com certeza é o RADIOFOBIA 16 – com Guilherme Briggs. Mas acessa lá o arquivo de podcasts: www.radiofobia.com.br/category/podcast

Rapaduracast

rcEsse é um podcast do site nordesthino Cinema com Rapadura. Conta sempre com as presenças de figuras como (favor ler em sotaque nordestino que é mais legal) Jurandir Filho, Ph Santos, Affonso Solano, Fábio Barreto e Raphael Draccon discutindo temas relacionados exclusivamente a Cinema.

Vou falar a verdade que se não vi o filme que estiver sendo discutido, não ouço o episódio porque os spoilers são inevitáveis (obviamente). Mas posso dizer que as discussões são feitas por profissionais e confesso que, enquanto escrevo isso, estou fazendo involuntariamente uma leitura mental com sotaque nordestino. 🙂

Zueras à parte, fica aí, então, né, a recomendação na categoria Cinema: www.rapaduracast.com.br

Zueracast

tumblr_static_logoFalando em zuera (olha só… nem planejei fazer essa linkada), o Zueracast é outro que tá na minha lista dos favoritos. Conta com a galera que passou no supletivo apenas na matéria de “tacar fogo na internet” na instituição de ensino Twitter. Tais como Daniel Bayer, Ygor Fremo, Brauner, Kaliel, João, Gabriel, Nina e outros desocupados infernais.

O humor é a característica do Zueracast e parece que os limites (sim, essa lenda chamada “””limites”””) só é encontrada no último episódio, quando eles anunciam que o último episódio é, de fato, o último. (?)

Mas se quiser dar muitas risadas e correr o risco de matar pandas albinos da áfrica ocidental ao clicar no link o site é esse: www.zueracast.com

Braincast

b9O Brainstorm9 já tem mais de 10 anos no ar e já tinham um vídeocast falando sobre as novidades tecnológicas, social media, design, publicidade, cotidiano, etc. Era o BraincastTV. O formato veio para o audio e assim ficou o Braincast como é conhecido hoje.

São os mais variados tipos de tema abordados e sendo discutidos entre Carlos Merigo, Saulo Mileti & cia. Já acompanhava o site por ter um conteúdo voltado para quem é da área de comunicação e ouço desde (esse) primeiro episódio.

Bom, como se chama um dos quadros do podcast “Esse eu indico“: www.brainstorm9.com.br/braincast9

MRG (Matando Robôs Gigantes)

mrgEsse conheci graças ao JovemNerd, assim que começou a ser hospedado lá. E digo mais: Obrigado, Jovem Nerd! Eu amo o MRG que fala de quadrinhos, cinema, games, livros e tem também o meu preferido: A Voz do Robô, comentando notícias bizarras, estranhas, curiosas pelo mundo. Com muito humor, lotado de referências, e muitas outras features maneiras.

Os matadores de robôs são Diogo Braga, Affonso Solano e Roberto (Duque) Estrada. Três nerds que, sempre antes e depois de iniciarem os podcasts, divagam sobre a vida em algum tema peculiar e conveniente (ou não).

Se por acaso não conhecer taí o link: www.jovemnerd.ig.com.br/categoria/matando-robos-gigantes

Nerdcast

jnComo o nome diz, o conteúdo é nerd. Ou melhor, é feito por nerds, porque os assuntos são os mais diversos possíveis. Comportamentos, filmes, games, história, profissões, comunicação, cotidiano, livros, HQs, etc. Alotioni e Azaghal publicam semanalmente, todas as sextas-feiras, um episódio novo e com ilustres companhias como. O elenco de convidados conta sempre com a presença de figurinhas carimbadas como, por exemplo, Guilherme Briggs, Eduardo Sphor, Tucano, Tresdê, o trio do MRG, Carlos Voltor, Fábio Yabu, Bluehand e Marco Gomes.

O Nerdcast tá no ar desde 2006 e hoje é o mais conhecido de todos aqui no Brasil. Desde lá, o host Alexandre Ottoni manda seu tradicional “Lambda, lambda, lambda, nerds!” sempre marcando o início do programa. E é tanto tempo no ar e tão bom que chega a ser impossível concorrer com outros podcasts brasileiros em eventos como o YouPix, chegado a ganhar, neste evento, o prêmio hors concours, que basicamente significa “Ok! Vocês são fodas! É injusto competir com vocês. Pega esse título de ‘o melhor pra sempre’ e deixa os outros brincarem também.”.

Gosto de todos os temas, mas os episódios que se destacaram mesmo pra mim são A Batalha dos Crossovers, até agora com quatro episódios (A Batalha dos Crossovers, A Batalha dos Crossovers 2, A Batalha dos Crossovers 3 e A Batalha dos Crossovers 4); e Especial RPG que dividiu em três episódios os nerds jogando rpg com muita criatividade, efeitos sonoros, dragões, trolls, tavernas, castelos, calabouços, magos, bucentauros… (são na ordem: Nerdcast 251, Nerdcast 291 e Nerdcast 341)

Essa indicação não podia ficar de fora, claro. Então, segue o link do podcast: www.jovemnerd.ig.com.br/nerdcast

——————————-

Esses são os que ouço com frequência, chegando até a colecionar os arquivos de mp3 no meu computador, com pastas e etc. Mas também já ouvi outros que não chego a ser um fieeel ouvinte, mas já ouvi algumas vezes, quando o assunto me interessava, claro. São tais como: Jurassicast, 99vidas, AntiCast, Café Brasil, Baú Pirata, etc.

Quem conhece o mundo dos gameplays no youtube com certeza sabe quem é Monark, do canal RandonsPlay. Ele fez algumas entrevistas em 2012 (em formato de vídeo, claro) enquanto deixava rolando um gameplay pré-gravado. Em algumas como a entrevista com o Alottoni, do JovemNerd, e com o Cauë Moura, fiz o download apenas do audio e ouvi como um podcast, enquanto ia pra faculdade.

Beleza! Então é isso! Obrigado, de nada! Volte sempre! Tchau!

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , ,

About Allan Leão

Ninguém. (sério)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s