O que a maioria das escolas não ensinam?

markbill

O que você quer ser quando crescer? Já ouvi tantas vezes essa mesma pergunta durante minha infância. Mas quais as nossas alternativas? E o que “o que quero ser” faz? A CodeOrg produziu um vídeo que responde a pergunta, no caso, para o programador, quem é, o que faz e o quão interessante é ser um programador.

Sobre o que eu quero ser quando crescer, a pergunta, na verdade, veio a mim com mais intensidade na adolescência, mas reformulada: o que você vai fazer? Não sou, nem quero ser um programador. Mas acho mágico o que eles fazem e os respeito muito por isso. O que me chamou a atenção no filme foi o que nos motiva a ser o que queremos. Ou melhor: quem nos move?

O título do vídeo “What Most Schools Don’t Teach” (O que a maioria das escolas não ensinam) e o próprio conteúdo do filme pode ser abrangido para outras áreas também, além do programador. Sou estudante de publicidade e propaganda e já passei por faculdade de administração por dois anos. Desde lá, já comecei a prestar mais atenção ao local de trabalho e na importância de um ambiente agradável. Quando é mostrado, por exemplo, o ambiente de trabalho de empresas como o Facebook, Microsoft, etc, é assim que imagino que deveria ser qualquer organização.

Quando as crianças foram perguntadas sobre o que queriam ser quando crescerem, saiu dentista, ator, jogador de basquete, etc. e nenhuma respondeu “programador”, até porque não sabiam o que é um, nem o que faz, ou mesmo que existia isso.

Eu também não respondi que queria ser publicitário quando criança, pois nem sabia que isso existia. Não imaginava nada disso até quando cursava Administração há poucos anos. E hoje sei que é disso que quero fazer parte. Criar, comunicar, descobrir, sofrer, desenhar, imprimir, vetorizar, curtir, compartilhar, tuitar, instagramar, rir, fazer, chorar, fazer chorar, transmitir emoções com eficácia eficientemente, etc etc etc.

O CodeOrg é uma organização sem fins lucrativos dedicada à visão de que todos os alunos em todas as escolas devem ter a oportunidade de aprender a codificar. Acredita que programação de computadores deve fazer parte do currículo na educação, ao lado de outros cursos de ciências e matemática, como biologia, química e álgebra.

Mesmo assim, será que daqui a uns anos a criança que já nasce em meio a tanta tecnologia já vai nascer querendo ser programadora de computadores. Já temos aí a menina que com 8 anos que já desenvolveu jogo pra celular e tudo.

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , , , ,

About Allan Leão

Ninguém. (sério)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s